Na madrugada desta segunda-feira (21), teremos o primeiro fenômeno de eclipse lunar do ano.
O fenômeno que acontecerá nesta madrugada terá características raras e incomuns, veremos a Super lua e a Lua de Sangue.
Um eclipse lunar total é um fenômeno que ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados. Neste mês de janeiro, espera-se que este período de alinhamento durará mais de 3 horas.
Já a Super Lua, é quando a lua se aproxima cerca de 10% a mais da Terra, e a Lua de Sangue é quando a lua entra em uma sombra mais escura da Terra dando uma coloração avermelhada.
Com os fenômenos da Super Lua e da Lua de Sangue o brilho e tamanho da lua ficam mais aparentes na Terra o que trás um verdadeiro espetáculo a quem consegue assistir.
Esses 3 fenômenos podem ser vistos simultaneamente entre 20 e 21 de janeiro de 2019 em um hemisfério do nosso planeta: todo o continente americano, parte da Europa e da África, segundo a NASA.
Como ver o eclipse lunar
Quem quiser observar a ‘”superlua de sangue” só precisa localizar o astro no céu entre 1h34 e 4h51 (horário de Brasília) da madrugada de domingo para segunda, quando o astro estará alinhado com a Terra e o Sol – não é preciso nenhum aparelho especial para ver o eclipse.
Às 2h41 começa o eclipse total, quando a sombra Terra escurece a superfície visível da Lua como um todo.
Outros eclipses vão acontecer nos próximos anos, mas, até 2021, nenhum deles será total, ou seja, apenas parte do astro ficará na sombra (também chamada de umbra).
Veja o horário de cada lugar no Brasil aqui: