in , ,

7 Dicas para Fazer um Yakissoba Tradicional Delicioso

7 Dicas para Fazer um Yakissoba Tradicional Delicioso

O yakissoba é um prato de origem chinesa, mas que se popularizou no Japão e no Brasil. É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar bem saborosa e nutritiva. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um yakissoba tradicional, com macarrão, carne, legumes e molho. Além disso, vamos contar um pouco da história desse prato e dar algumas sugestões de variações. Confira!

O que é yakissoba?

Yakissoba significa literalmente “macarrão frito”. É um prato típico da culinária chinesa, que foi levado para o Japão pelos imigrantes no século XX. No Brasil, o yakissoba chegou com os descendentes de japoneses e se adaptou aos ingredientes locais. O yakissoba é uma ótima opção para aproveitar as sobras de carne e legumes da geladeira, além de ser uma refeição completa e equilibrada.

7 Dicas para Fazer um Yakissoba Tradicional Delicioso

Receita de yakissoba tradicional

Para fazer um yakissoba tradicional, você vai precisar de:

  • 500 g de macarrão para yakissoba (pode ser substituído por espaguete ou talharim)
  • 300 g de carne bovina em tiras (pode ser substituída por frango, porco ou camarão)
  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • 1 cebola grande em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cenoura em rodelas
  • 1/4 de repolho em tiras
  • 1 xícara (chá) de brócolis em buquês
  • 1 xícara (chá) de couve-flor em buquês
  • 1/4 de xícara (chá) de molho shoyu
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em 1/4 de xícara (chá) de água
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela grande ou wok, aqueça o óleo de gergelim e refogue a carne temperada com sal e pimenta até dourar. Retire e reserve.
  3. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione a cenoura, o repolho, o brócolis e a couve-flor e refogue por mais alguns minutos, mexendo sempre.
  4. Acrescente o molho shoyu e o amido de milho dissolvido e misture bem. Deixe ferver até engrossar levemente.
  5. Junte a carne reservada e o macarrão cozido e misture tudo delicadamente.
  6. Sirva quente, polvilhado com cebolinha picada se desejar.

Qual é a origem do yakissoba?

O yakissoba é um prato que surgiu na China, mas que foi adaptado pelos japoneses ao longo do tempo. A versão japonesa do yakissoba é mais leve e menos gordurosa do que a chinesa, pois usa menos óleo e mais legumes. Além disso, o molho shoyu é um ingrediente típico da culinária japonesa, que confere um sabor salgado e umami ao prato.

O yakissoba se tornou popular no Japão após a Segunda Guerra Mundial, quando havia escassez de alimentos e o macarrão era uma fonte barata de carboidratos. O prato passou a ser vendido nas ruas, em barracas chamadas yatai, que serviam porções individuais em pratos descartáveis. O yakissoba também se tornou um prato comum em festivais e eventos culturais japoneses.

No Brasil, o yakissoba foi introduzido pelos imigrantes japoneses que chegaram ao país no início do século XX. O prato se adaptou aos ingredientes brasileiros, como a carne bovina e os legumes locais. O yakissoba é um dos pratos mais pedidos nos restaurantes japoneses e chineses do Brasil, e também pode ser encontrado em feiras livres e food trucks.

Quais são outras receitas com macarrão para yakissoba?

O macarrão para yakissoba é um ingrediente versátil, que pode ser usado em outras receitas além do yakissoba tradicional. Aqui estão algumas sugestões:

  • Yakisoba de legumes: uma versão vegetariana do prato, que leva apenas legumes variados, como cenoura, brócolis, couve-flor, cogumelos, pimentão e vagem. O molho pode ser feito com shoyu, vinagre, açúcar, gengibre e alho.
  • Yakisoba de frutos do mar: uma versão que leva camarões, lulas, mexilhões e polvo, além de legumes como cebola, cenoura e repolho. O molho pode ser feito com shoyu, saquê, mirin, açúcar e amido de milho.
  • Yakisoba de carne com curry: uma versão que leva carne bovina em cubos, cebola, cenoura, batata e ervilha. O molho pode ser feito com shoyu, curry em pó, caldo de carne e amido de milho.

Quais são as dúvidas comuns sobre o yakissoba?

Algumas das dúvidas mais frequentes sobre o yakissoba são:

  • Posso usar outro tipo de macarrão? Sim, você pode usar espaguete ou talharim no lugar do macarrão para yakissoba. O importante é cozinhar o macarrão al dente, para que ele não fique mole demais ao ser misturado com o molho.
  • Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar frango, porco ou camarão no lugar da carne bovina. O importante é cortar a carne em tiras finas e temperá-la com sal e pimenta antes de refogar.
  • Posso usar outro tipo de legume? Sim, você pode usar os legumes que preferir ou que tiver na geladeira. O importante é cortar os legumes em pedaços pequenos e uniformes, para que eles cozinhem por igual e fiquem crocantes.
  • Posso fazer o yakissoba sem molho? Não é recomendado fazer o yakissoba sem molho, pois ele ficará seco e sem sabor. O molho é essencial para dar umidade e sabor ao prato. Você pode variar o molho usando diferentes ingredientes, como vinagre, açúcar, gengibre, alho, curry, saquê ou mirin.

Conclusão

O yakissoba é um prato delicioso, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Você pode fazer um yakissoba tradicional com macarrão, carne, legumes e molho shoyu, ou variar a receita usando outros ingredientes. O yakissoba é uma ótima forma de aproveitar as sobras da geladeira e fazer uma refeição completa e nutritiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Fazer um Bife de Fígado Perfeito

Como Fazer um Bife de Fígado Perfeito

Receita de Feijão Tropeiro

Receita de Feijão Tropeiro