in , ,

5 Passos para Fazer uma Carne de Sol Suculenta com Grão de Bico

5 Passos para Fazer uma Carne de Sol Suculenta com Grão de Bico

Você já experimentou uma carne de sol suculenta com grão de bico? Essa é uma receita típica do Nordeste brasileiro, que combina a carne salgada e macia com o grão de bico cozido e temperado. É um prato saboroso, nutritivo e fácil de fazer, que pode ser servido como refeição principal ou como tira-gosto. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer uma carne de sol suculenta com grão de bico em 5 passos simples. Confira!

O que é uma Carne de Sol Suculenta com Grão de Bico?

Uma carne de sol suculenta com grão de bico é uma preparação culinária que consiste em cortar a carne de sol em pedaços pequenos e fritá-los em uma panela com manteiga de garrafa, cebola, alho, pimenta e cheiro-verde. Depois, acrescentar o grão de bico previamente cozido e temperado com sal, pimenta e louro.

Deixar cozinhar por alguns minutos até o caldo engrossar e a carne ficar bem macia. A carne de sol é uma carne bovina salgada e seca ao sol, que tem uma textura firme e um sabor marcante. O grão de bico é uma leguminosa rica em proteína, fibra, ferro e ácido fólico, que tem uma textura macia e um sabor suave.

5 Passos para Fazer uma Carne de Sol Suculenta com Grão de Bico

Modo de Fazer uma Carne de Sol Suculenta com Grão de Bico

Para fazer uma carne de sol suculenta com grão de bico, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de carne de sol
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada
  • 1/4 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 folhas de louro

O modo de preparo é o seguinte:

Corte a carne de sol em pedaços pequenos e deixe de molho em água fria por cerca de 2 horas, trocando a água algumas vezes, para dessalgar.

Escorra a carne e seque com papel toalha. Em uma panela, aqueça a manteiga de garrafa e frite a carne em fogo alto até dourar. Retire da panela e reserve.

Na mesma panela, refogue a cebola, o alho e a pimenta até murchar. Junte o cheiro-verde e misture bem.

Adicione o grão de bico cozido e temperado com sal, pimenta e louro. Coloque a carne reservada por cima e cubra com água fervente até quase cobrir tudo.

Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até o caldo engrossar e a carne ficar bem macia. Sirva quente com arroz branco ou farofa.

A História da Carne de Sol Suculenta com Grão de Bico

A carne de sol suculenta com grão de bico é uma receita que tem origens nordestinas, mas que também é apreciada em outras regiões do Brasil. A carne de sol surgiu como uma forma de conservar a carne bovina sem refrigeração, salgando-a e secando-a ao sol. Esse método era usado pelos vaqueiros do sertão nordestino, que levavam a carne para as longas viagens pelo interior. A carne era consumida assada na brasa ou frita na manteiga, acompanhada por mandioca ou farinha.

O grão de bico é uma leguminosa originária do Oriente Médio, que foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante a colonização. Esse grão era usado como substituto do feijão, que era escasso e caro na época. O grão era cozido em panelas de barro com água, sal e louro, e servido com carne ou peixe.

Comuns sobre Carne de Sol Suculenta com Grão de Bico

  • Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer uma carne de sol suculenta com grão de bico? Aqui estão algumas perguntas frequentes:
  • Posso usar outro tipo de carne para fazer a receita? Sim, você pode usar outro tipo de carne para fazer a receita, como carne seca, carne fresca ou carne moída. Você pode seguir a mesma receita, apenas ajustando o tempo de cozimento e o tempero conforme o tipo de carne escolhido.
  • Posso usar outro tipo de leguminosa para fazer a receita? Sim, você pode usar outro tipo de leguminosa para fazer a receita, como feijão, lentilha ou ervilha. Você pode seguir a mesma receita, apenas cozinhando a leguminosa escolhida na panela de pressão antes de adicionar à carne.
  • Posso fazer a receita na panela de pressão? Sim, você pode fazer a receita na panela de pressão para economizar tempo e gás. Você pode seguir a mesma receita, apenas colocando todos os ingredientes na panela de pressão depois de fritar a carne. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até a carne ficar macia. Desligue o fogo e espere sair toda a pressão antes de abrir a panela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deliciosa Receita de Torta de Espinafre

Deliciosa Receita de Torta de Espinafre

Saiba Como Fazer Molho de Pimenta

Saiba Como Fazer Molho de Pimenta