in , , ,

5 Dicas para Preparar uma Deliciosa Fraldinha Recheada com Bacon e Cenoura

5 Dicas para Preparar uma Deliciosa Fraldinha Recheada com Bacon e Cenoura

A fraldinha é um corte de carne bovina muito saboroso e macio, que pode ser preparado de diversas formas. Uma das mais populares é recheá-la com bacon e cenoura, criando um prato suculento e colorido.

Receita de Fraldinha e Por que Recheá-la com Bacon e Cenoura

A fraldinha é um corte de carne retirado da parte inferior do traseiro do boi, próximo à costela. Ela tem um formato alongado e irregular, com uma camada de gordura em uma das extremidades. A fraldinha é muito macia e suculenta, pois tem fibras curtas e uma boa quantidade de gordura intramuscular. Ela pode ser assada, grelhada, cozida ou usada em ensopados e picadinhos.

Uma forma de valorizar ainda mais o sabor da fraldinha é recheá-la com ingredientes que combinem entre si e contrastem com a carne. O bacon e a cenoura são ótimas opções, pois além de darem um toque salgado e adocicado ao prato, respectivamente, também ajudam a manter a carne úmida e macia durante o cozimento. Além disso, o bacon e a cenoura são ricos em nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais , que fazem bem para a saúde.

Como Fazer Fraldinha Recheada com Bacon e Cenoura?

Para fazer fraldinha recheada com bacon e cenoura, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de fraldinha (cerca de 1,5 kg)
  • 200 g de bacon em fatias
  • 2 cenouras médias cortadas em palitos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
  • 2 xícaras (chá) de caldo de carne
  • 2 folhas de louro
  • Salsinha picada para decorar

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Abra a fraldinha ao meio, no sentido do comprimento, sem separar as partes. Tempere com sal, pimenta-do-reino e alho.
  2. Distribua as fatias de bacon sobre a carne aberta, deixando uma borda livre. Coloque os palitos de cenoura sobre o bacon, formando uma camada.
  3. Enrole a carne como um rocambole, começando pela parte mais fina. Amarre com um barbante culinário para manter o formato.
  4. Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo alto e doure a carne de todos os lados.
  5. Adicione o vinho, o caldo de carne e o louro. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 hora e meia, virando a carne na metade do tempo.
  6. Retire a carne da panela e transfira para uma travessa. Corte em fatias e decore com salsinha.
  7. Se desejar, reduza o molho que ficou na panela em fogo alto até engrossar. Sirva com a carne.

A Origem da Fraldinha Recheada com Bacon e Cenoura

A fraldinha recheada com bacon e cenoura é uma receita que surgiu no Brasil, inspirada na culinária francesa. Na França, existe um prato chamado boeuf en croûte, que consiste em um pedaço de carne bovina envolto em massa folhada e recheado com cogumelos, bacon e foie gras. Esse prato é considerado uma iguaria, e é servido em ocasiões especiais.

No Brasil, a fraldinha recheada com bacon e cenoura é uma adaptação mais simples e acessível desse prato francês. A fraldinha é uma carne mais barata e fácil de encontrar do que o filé mignon usado no boeuf en croûte. Além disso, a cenoura substitui os cogumelos, que são menos comuns na culinária brasileira. A massa folhada também é dispensada, pois a carne já tem uma camada de gordura que a deixa crocante por fora e macia por dentro.

A fraldinha recheada com bacon e cenoura é uma receita que mostra a influência da gastronomia francesa no Brasil, mas também a criatividade e o sabor dos cozinheiros brasileiros.

Mais 3 Receitas com Fraldinha

Se você gostou da fraldinha recheada com bacon e cenoura, que tal experimentar outras receitas com esse corte de carne? Aqui estão mais três sugestões para você variar o cardápio:

  • Fraldinha na Mostarda: Tempere a fraldinha com sal, pimenta-do-reino, alho e mostarda. Asse em forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos, regando com o caldo que se forma na assadeira. Sirva com batatas assadas.
  • Fraldinha na Cerveja: Em uma panela de pressão, refogue cebola, alho e bacon picados. Junte a fraldinha inteira e doure de todos os lados. Adicione cerveja preta, caldo de carne, louro, tomilho e alecrim. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão. Sirva com arroz branco e salada verde.
  • Fraldinha na Churrasqueira: Tempere a fraldinha com sal grosso. Leve à churrasqueira em fogo médio por cerca de 20 minutos de cada lado, ou até o ponto desejado. Sirva com farofa, vinagrete e pão de alho.

Dúvidas Comuns sobre Fraldinha Recheada com Bacon e Cenoura

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer fraldinha recheada com bacon e cenoura? Veja as respostas para algumas perguntas frequentes:

  • Posso usar outro tipo de carne para fazer essa receita? Sim, você pode usar outros cortes de carne bovina que sejam macios e suculentos, como maminha, alcatra ou contrafilé.
  • Posso usar outros ingredientes para rechear a fraldinha? Sim, você pode usar outros ingredientes que combinem com a carne, como queijo, presunto, linguiça, espinafre, tomate seco ou azeitonas.
  • Posso congelar a fraldinha recheada com bacon e cenoura? Sim, você pode congelar a fraldinha recheada com bacon e cenoura depois de pronta, em um recipiente fechado, por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro e aqueça no forno ou no micro-ondas.

Conclusão

A fraldinha recheada com bacon e cenoura é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai deixar seus convidados impressionados. Você aprendeu como escolher a carne, como recheá-la e como cozinhá-la. Você também conheceu a origem dessa receita e mais três opções para variar o cardápio usando a fraldinha. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Rápida de Bolo de Banana sem Açúcar e sem Glúten

Receita Rápida de Bolo de Banana sem Açúcar e sem Glúten

Como fazer Filé de Merluza frito

Como fazer Filé de Merluza frito