URGENTE: Vale vai paralisar as atividades em Minas e desativar 19 barragens

- Anúncio -

O próprio presidente da Vale, Fábio Schvartsman anunciou que todas as minas terão as atividades paralisadas em caráter de urgência, e todas as 19 barragens iguais as de Mariana e Brumadinho que ainda existem no Brasil serão definitivamente desativadas.

No início da noite desta terça, Fábio Schvartsman presidente da Vale, informou que a companhia vai paralisar as operações das minas, e descomissionar (desativar progressivamente), todas as barragens similares as de Mariana e Brumadinho, que ficam em Minas Gerais.

Para poder desativar as barragens as minas terão de ficar paralisadas temporariamente para a produção de minério de ferro.

- Anúncio -

De acordo com ele, a suspensão representará uma redução na produção de 40 milhões de toneladas por ano de minério de ferro, o equivalente a 10% da volume total da companhia.

“É um esforço inédito de uma empresa de mineração no sentido de dar resposta cabal à altura da enorme tragédia que tivemos em Brumadinho”, disse ele referindo-se ao rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão na sexta-feira passada, deixando até a noite desta terça-feira (29), 84 mortos, mais de 250 desaparecidos, e muitos feridos, desabrigados, sem contar no impacto ambiental e na fauna.

- Anúncio -

“Vamos acabar com essas barragens para garantir que o sistema de mineração da Vale é seguro. E, para isso, vamos paralisar a operação de mineração em Minas, já que todas essas barragens estão naquele Estado”, disse.

“Vamos dar uma resposta à altura da tragédia que tivemos em Brumadinho. É um plano drástico e definitivo. Sabemos dos impactos no mercado e internacional, mas a segurança vem acima de qualquer outra consideração”, afirmou Schvartsman.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by Ana Paula

Jornalista de profissão, e redatora por vocação. Escrevo com prazer tentando passar em palavras, emoções que possam tocar a vida das pessoas. Nas horas vagas mamãe de gatos e degustadora de cafés, que são meus grandes amores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Maria Braga passa por cima da Globo e manda recado a favor de Bolsonaro ao vivo

‘É como estar dentro de um liquidificador gigante’, conta parente de jovem resgatada no ‘último suspiro’