Surto de Sarampo: Quem precisa vacinar? Quem pode vacinar? Grávida pode? Bebê pode?

- Anúncio -

A notícia do Brasil voltar a registrar casos de sarampo, tem alertado a população, principalmente as mulheres grávidas ou que estão com filhos ainda bebês.

De fato se trata de uma situação preocupante que tinha sido radicada quase em sua totalidade, segundo divulgação da Organização Mundial da Saúde, que reconheceu o esforço do Brasil em quere combater a doenças que é causada por vírus.

O sarampo é monitorado pelas autoridades de saúde em todas as regiões e os resultados foram satisfatórios até 2016, que não foram mais registrados pessoas doentes.

- Anúncio -

Todo esse cuidado é necessário por se tratar de uma doença viral e que ataca o sistema imunológico, especialmente nas crianças que ainda estão em desenvolvimento e por isso são mais sensíveis ao vírus. O risco é tão grande que quando não tratado a tempo pode levar a morte.

A melhor prevenção contra o sarampo é a vacina, a dúvida é saber quem pode tomar.

- Anúncio -

Se acontecer um surto de sarampo no Brasil, quem pode ser vacinado? Mulheres gestantes e bebês podem?

O Ministério da Saúde coloca à disposição da população, 2 doses de vacinas para indivíduos com idade entre 1 e 29 anos e uma dose para quem tem até 49 anos. Lembrando que a vacina é gratuita quando for pelo Governo Federal, quer dizer; pelo sistema público de saúde.

Segundo a Dra. Isabela Ballalai que preside a Sociedade Brasileira de Imunizações, informou que pessoas de todas as idades podem receber a vacinação. No caso das pessoas que já completaram 50 anos ou mais, não estão na lista de prioridade da vacina contra o sarampo por provavelmente já terem tido a doença. Mas se acontecer de fato um surto e quiserem ser vacinados, podem fazer na rede particular.

Quem não pode ser vacinado contra o sarampo:

Gestantes, pessoas com suspeita de sarampo, bebês com menos de 6 meses de vida e pessoas com imunodeficiências.

Mulheres grávidas sempre devem conversar com o médico antes de tomar qualquer medicação, o mesmo deve ser observado com os bebês.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jovem de 14 anos põe uma foto de sua gestação nas redes sociais e seus amigos tiveram que chamar a polícia  

Fibromialgia afeta cada vez mais pessoas – estes são 10 sinais muito comuns da doença, não ignore nenhum desses sinais!