O filé de peixe à parmegiana é uma variação do tradicional filé à parmegiana, que leva carne bovina empanada, molho de tomate e queijo. Nessa versão, o peixe substitui a carne, dando um toque mais leve e saudável ao prato.
Neste artigo, vamos te ensinar como fazer filé de peixe à parmegiana em passos simples. Você vai aprender a escolher o melhor tipo de peixe, como temperar, empanar e fritar os filés, como montar e assar o prato e como servir com acompanhamentos deliciosos.
Receita de filé de peixe à parmegiana?
O filé de peixe à parmegiana é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em filés de peixe empanados, cobertos com molho de tomate e queijo, e levados ao forno para gratinar. O nome do prato vem do queijo parmesão, que é usado para polvilhar por cima do queijo derretido. O filé de peixe à parmegiana é uma adaptação do filé à parmegiana original, que tem origem italiana e leva carne bovina.
O filé de peixe à parmegiana é uma ótima opção para quem quer variar o cardápio e incluir mais peixes na alimentação. O peixe é uma fonte de proteína magra, rica em ômega-3, vitaminas e minerais. Além disso, o molho de tomate é rico em licopeno, um antioxidante que previne o envelhecimento celular e o câncer. O queijo também fornece cálcio, fósforo e proteína, essenciais para a saúde dos ossos e dos músculos.
Como fazer filé de peixe à parmegiana?
Para fazer filé de peixe à parmegiana, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de filé de peixe (pode ser merluza, pescada, tilápia ou outro de sua preferência)
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
- 2 xícaras de molho de tomate pronto ou caseiro
- 200 g de queijo mussarela fatiado
- Queijo parmesão ralado a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Lave bem os filés de peixe e seque com papel toalha. Tempere com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe marinar por 15 minutos na geladeira.
- Passe os filés pelo ovo batido e depois pela farinha de rosca, pressionando bem para aderir. Frite os filés em óleo quente até dourarem dos dois lados. Escorra em papel absorvente.
- Em um refratário untado com óleo ou margarina, coloque uma camada de molho de tomate. Por cima, distribua os filés fritos. Cubra com mais molho de tomate e espalhe as fatias de mussarela. Polvilhe o queijo parmesão ralado a gosto.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e gratinar.
- Retire do forno e sirva em seguida com os acompanhamentos de sua preferência.
- Empadinha de Palmito: Maravilhosa
- Receita de Filé de Peixe ao Creme de Grão de Bico: essa você vai gostar
Qual é a origem do filé de peixe à parmegiana?
A origem do filé à parmegiana é controversa. Alguns dizem que o prato foi criado na Itália, na região da Parma, onde se produz o famoso queijo parmesão. Outros afirmam que o prato é uma invenção dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no século XIX e XX, e adaptaram a receita original usando carne bovina, mais abundante e barata no país.
O filé de peixe à parmegiana, por sua vez, é uma criação brasileira, que surgiu como uma forma de diversificar o uso do peixe na culinária. O peixe é um alimento muito consumido no Brasil, especialmente nas regiões litorâneas e ribeirinhas. O filé de peixe à parmegiana é uma forma de aproveitar os filés de peixe mais baratos e saborosos, como a merluza, a pescada e a tilápia, e transformá-los em um prato sofisticado e apetitoso.
Outras receitas com filé de peixe
Se você gostou da receita de filé de peixe à parmegiana, que tal experimentar outras receitas com filé de peixe? Aqui estão algumas sugestões:
- Filé de peixe ao forno com batatas: tempere os filés de peixe com sal, pimenta-do-reino, alho picado e suco de limão. Em uma assadeira untada, coloque uma camada de batatas em rodelas cozidas. Por cima, coloque os filés de peixe. Regue com azeite e salpique orégano. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel e deixe dourar por mais 10 minutos.
- Filé de peixe ao molho branco: frite os filés de peixe empanados em óleo quente e escorra em papel absorvente. Em uma panela, derreta manteiga e refogue cebola picada. Adicione farinha de trigo e mexa bem. Junte leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Cozinhe até engrossar. Despeje o molho branco sobre os filés de peixe e leve ao forno para gratinar.
- Filé de peixe à dorê: tempere os filés de peixe com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Passe pela farinha de trigo e frite em óleo quente até dourarem. Escorra em papel absorvente. Em uma frigideira, derreta manteiga e doure alho picado. Junte salsinha picada e suco de limão. Despeje sobre os filés de peixe e sirva.
Quais são as dúvidas comuns sobre filé de peixe à parmegiana?
Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer filé de peixe à parmegiana são:
- Qual é o melhor tipo de peixe para fazer filé à parmegiana? Você pode usar qualquer tipo de peixe que tenha filés firmes e sem espinhas, como merluza, pescada, tilápia, linguado, badejo ou outro de sua preferência. Evite usar peixes muito gordurosos ou com sabor forte, como salmão ou sardinha.
- Posso fazer filé à parmegiana sem fritar? Sim, você pode fazer os filés no forno ou na air fryer para evitar a fritura. Basta untar uma forma ou cesta com óleo ou margarina, colocar os filés empanados e levar ao forno ou à air fryer até dourarem.
- Posso congelar o filé à parmegiana? Sim, você pode congelar o prato já montado ou apenas os filés fritos. Para congelar o prato montado, espere esfriar completamente e embale em um recipiente fechado ou em papel alumínio. Para congelar apenas os filés fritos, coloque-os em um saco plástico bem fechado. O prazo de validade é de até 3 meses no freezer. Para descongelar, leve ao forno ou ao micro-ondas até aquecer bem.