O uso correto do aparelho faz com que o consumidor tenha uma economia de até 50% na conta de luz.
Quando está muito calor e as pessoas recorrem ao ar-condicionado, a maioria pensa que precisa ligar na temperatura mais baixa possível para que o ambiente refresque mais rapidamente, mas segundo o especialista em sistema de Felipe Brochier, isso é um grande erro.
” — As pessoas se enganam quando ajustam a temperatura em 17ºC. O condicionador de ar não vai resfriar o local mais rápido por isso. Só irá consumir ainda mais energia, porque o aparelho terá que trabalhar muito para tentar atingir a temperatura desejada.”, explica Felipe.
Felipe esclarece que para ter uma economia de luz e fazer o uso correto to aparelho, deve-se manter um padrão de temperatura, e que o ideal seria manter em 23°. Ele ainda explica que quanto mais alto o valor do ajuste (23, 24 ou 25ºC) mais economia estará fazendo.
”
— Se deixarmos o ar-condicionado ligado em 23 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Essa economia pode chegar a 50%”, afirma.
Outras medidas a serem observadas para fazer o uso do aparelho com economia no consumo de energia, é verificar se não existem frestas ou portas e janelas abertas.
A capacidade correta do equipamento para o tamanho do local também faz toda a diferença para o melhor uso.
Para isso, é preciso multiplicar cada metro quadrado por 600 BTUs e somar o resultado ao número de pessoas que costumam ficar no ambiente (+ 600 BTUs para cada, sem contabilizar a primeira pessoa) e à quantidade de equipamentos eletrônicos no local (+ 600 BTUs para cada aparelho).
Ex.: Uma sala com 15m² para três pessoas com dois computadores no local.
15m² x 600 BTUs + 1200 BTUs (duas pessoas, pois a primeira não conta) + 1200 BTUs (dois computadores) = 11400 BTUs
Neste espaço, seria indicado um ar-condicionado de 12000 BTUs.
Faça a simulação na calculadora (se não conseguir acessar, clique no link abaixo):