Preta Gil compartilhou com seus seguidores que começará a reabilitação após a descoberta de que o câncer retornou em quatro locais diferentes. Desde que foi diagnosticada com um tumor no intestino em janeiro de 2023, a cantora tem mantido seus fãs atualizados sobre seu tratamento. Depois de concluir o primeiro ciclo de quimioterapia e receber alta médica na última segunda-feira (26), Preta revelou que, a partir de hoje, iniciará a reabilitação e terá que evitar a exposição ao sol.
“Hoje dou início à minha reabilitação fisioterapêutica. Preciso me proteger do sol, utilizando protetor solar o tempo todo, mesmo dentro de casa, e tentar usar roupas de manga longa. Em São Paulo, o clima está frio e ensolarado, mas não posso me expor”, explicou Preta, que também abriu uma caixa de perguntas para responder às dúvidas dos seguidores sobre o tratamento.
Ela também expressou sua satisfação por ter completado o primeiro ciclo da nova quimioterapia.
“Terminei o primeiro ciclo da quimioterapia e a rede de apoio dos meus entes queridos, junto com o cuidado dos meus médicos, tem sido fundamental para minha recuperação. A força e o ânimo que vocês me dão são inestimáveis. Sou grata a todos, a Deus, meus Orixás e minhas Santinhas! Estou de volta a São Paulo, recebida com muito carinho. Agora, é hora de descansar, praticar exercícios e me alimentar bem. Vamos seguir em frente, um dia de cada vez”, escreveu.
No dia 25, Preta usou suas redes sociais para atualizar seus seguidores sobre seu estado de saúde e informou que o câncer voltou em quatro partes do corpo.
“Os médicos me liberaram para seguir uma vida próxima da normalidade, embora eu continue a reabilitação. Estava indo muito bem, e tenho exames periódicos durante a remissão”, disse ela, explicando que a recidiva do câncer pode ocorrer dentro dos cinco anos após o tratamento inicial.
Preta detalhou que o câncer voltou em quatro áreas: dois linfonodos, uma área no peritônio e um nódulo na ureter. Ela descobriu o retorno da doença enquanto estava internada no Hospital Sírio Libanês para exames de rotina. Apesar do diagnóstico, a cantora se mantém otimista e bem emocionalmente.
“Espero que continuem rezando por mim e não sintam culpa. O retorno do câncer é mais comum do que se imagina. Estou bem, com a mente positiva e me sinto muito melhor do que no início do tratamento, em 2023.”
Devido ao tratamento, Preta deixou a apresentação do programa TVZ Ao Vivo no canal Multishow, sendo substituída por seu grande amigo Gominho. Após o diagnóstico, a artista se afastou, mas celebrou o fim do tratamento com um emocionante post nas redes sociais. Ela voltou a se apresentar, incluindo o Bloco da Preta, e em 2024 celebrou seu aniversário de 50 anos no Rio de Janeiro, com o lançamento da biografia “Os Primeiros 50”, onde detalha o tratamento, além de aspectos da sua vida pessoal e profissional.