MEDIC0S ALERTAM: algumas manchas escuras que aparecem no corpo podem ser sinais de…
É bem provável que você, em algum momento, já tenha tido manchas roxas na sua pele. Esse tipo de mancha surge quando há o rompimento de vasos sanguíneos, que provocam um extravasamento de sangue na região.
Esses pequenos sangramentos podem ocorrer na pele ou na camada logo abaixo dela por causa de alterações no sangue, pela fragilidade dos vasos sanguíneos ou por causa de algum trauma, como uma pancada.
Essas manchas são conhecidas como púrpura ou equimose e costumam aparecer e desaparecer sem que seja preciso fazer nada. Saiba mais sobre essas manchas logo abaixo, onde descrevemos as três principais causas que fazem esse tipo de mancha roxa aparecer na nossa pele e como tratar:
1 – Fragilidade capilar
Os pequenos vasos sanguíneos por onde o nosso sangue circula ficam fragilizados e se rompem espontaneamente, provocando sangramento na pele. Entre as causas para a fragilidade capilar encontramos o envelhecimento, alergias, predisposição genética, deficiência de vitamina C e questões emocionais.
Em alguns casos, as causas do enfraquecimento capilar não são possíveis de identificar, o que faz com que as manchas afetem mais algumas pessoas do que outras, sem que isso signifique que a pessoa está doente ou com algum problema de saúde.
Tratamento: geralmente, esse tipo de mancha surge e desaparece de maneira espontânea, sem que haja a necessidade de tratamento. Para acelerar o processo de cura, diminuir a inflamação e facilitar a reabsorção do sangue, você pode utilizar pomadas para hematomas.
2 – Distúrbios sanguíneos
Entre as doenças que causam distúrbios sanguíneos, estão doenças da medula óssea, doenças genéticas, doenças auto-imunes, doenças do fígado, infecções virais, fúngicas ou bacterianas. Se as manchas forem causadas por essas doenças, elas costumam ser mais graves e a sua intensidade irá variar conforme a doença original.
Tratamento: vai depender das causas, podendo ser preciso, segundo as orientações médicas, filtrar o sangue, tratar as infecções, ingerir medicação para regular a imunidade, como corticoides, ou, em último caso, proceder à transfusão de plaquetas.
3 – Uso de medicamentos
Alguns remédios podem favorecer a formação de manchas roxas por interferirem na capacidade de coagulação do sangue ou na ação das plaquetas. Paracetamol, ácido acetilsalicílico (a popular aspirina), hidrazalina, tiamina, medicamentos da classes dos coagulantes são alguns exemplos.
Tratamento: é melhor consultar o médico para tentar remover ou trocar o medicamento. Enquanto estiver ingerindo o remédio, tente evitar ao máximo pancadas, para não correr risco de hemorragias.