in

Lula parabeniza Donald Trump: “A democracia é a voz do povo”

Na última quarta-feira (6/11), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), felicitou Donald Trump, do Partido Republicano, pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Após um intervalo de quatro anos fora da Casa Branca, Trump se prepara para retornar como o 47º presidente americano. A mensagem de Lula enfatizou a relevância da democracia e a necessidade de colaboração internacional.

Donald Trump, que ocupou a Casa Branca até 2021, garantiu sua volta ao cargo após superar a candidata democrata Kamala Harris, de acordo com projeções da Associated Press (AP) e CNN. A contagem foi finalizada às 7h35 (horário de Brasília), e Trump conquistou 277 delegados do Colégio Eleitoral, superando a marca mínima de 270 delegados, enquanto Harris ficou com 224.

O presidente Lula destacou a importância de respeitar a voz popular, dizendo: “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula em seu perfil no X.

ários líderes ao redor do mundo também parabenizaram Trump por sua vitória. Entre eles, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, referiu-se ao resultado como um “retorno histórico à Casa Branca”. O presidente da França, Emmanuel Macron, expressou sua disposição de trabalhar com Trump “com respeito e ambição”, destacando as oportunidades de cooperação entre as nações.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou as redes sociais para cumprimentar Trump, declarando: “Parabéns a @realDonaldTrump [rede social X do Donald Trump] sobre sua impressionante vitória eleitoral!”.

 

 

Facebook Comments Box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Al-Hilal discute possibilidade de negociar recisão de Neymar em janeiro

Atenção: o dólar que chegou a subir para R$ 6,17 após vitória de Trump, agora caiu para R$5,75