Justiça libera ex-presidente Lula para ir a enterro de neto de 7 anos

Carolina Lebbos, juíza federal, autorizou a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena, para participar do velório de seu neto Arthur Araújo Lula da Silva, de sete anos.

Arthur, faleceu nesta sexta-feira (1), 5 horas depois de dar entrada no Hospital Bartira, em Santo André no ABC Paulista, em decorrência de uma agravamento no quadro infecciosos causado por meningite meningocócica.

Advertisements

Depois da morte, a defesa do ex-presidente Lula, entrou com um pedido de autorização para que Lula pudesse acompanhar o enterro do neto.

A cerimônia será em São Bernardo do Campo (SP), neste sábado.

Há pouco mais de um mês, em 30 de janeiro de 2019, a mesma Carolina Lebbos – responsável por supervisionar o cumprimento da pena de Lula – negou ao ex-presidente a possibilidade de visitar São Bernardo do Campo para participar da cerimônia fúnebre de seu irmão Genival Inácio da SIlva, o Vavá, morto aos 79 anos.

A juíza deferiu pela autorização com base em um parecer da Polícia Federal, segundo o qual não era possível, à época, garantir a segurança de Lula e das demais pessoas durante o trajeto até São Bernardo em tempo hábil.

O que diz a lei

Mas qual é exatamente a regra para os casos de morte de familiares de presos?

A prevê que presos saiam para participar do enterro de familiares próximos – cônjuge, irmãos, pais, filhos e netos – está prevista na Lei de Execução Penal.

27-10-2015 – São Paulo – O ex presidente Lula comemora seu aniversário de 70 anos. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Written by Ana Richa

Jornalista de profissão, e redatora por vocação. Escrevo com prazer tentando passar em palavras, emoções que possam tocar a vida das pessoas. Nas horas vagas mamãe de gatos e degustadora de cafés, que são meus grandes amores.

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0