Justiça do RJ determina internação compulsória de casal de turistas franceses com suspeita de coronavírus

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro, recebeu um pedido da Prefeitura de Paraty para manter um casal de turistas franceses internados em unidade hospitalar. O casal está com suspeita do novo coronavírus.

Os turistas franceses chegaram de viagem em 20 de janeiro, eles vieram para o Brasil passar uns dias. Ontem, 27/02, eles foram internados, após terem procurado atendimento em unidade pública, mas insistem em não permanecer sob cuidados médicos. A Guarda Municipal foi chamada e esteve no local.

Identificados como mais dois casos suspeitos no município de Paraty, o casal está sendo mantido em isolamento de quarentena, uma vez que, nesses casos, o procedimento é a realização de exames laboratoriais e isolamento, até que seja afastado completamente, qualquer possibilidade de terem contraído o novo coronavírus ou os exames comprovarem que não apresentam a doença.

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido, concedendo a prefeitura de Paraty o direito de continuar mantendo o casal de franceses em isolamento, enquanto suspeitos de mais dois casos. Essa medida é para proteção dos próprios turistas e também para evitar novos contágios, caso o novo coronavírus seja confirmado.

Paraty atualmente identificou 9 casos suspeitos do novo coronavírus. O casal de turistas franceses primeiro esteve na capital do estado, no dia 20/01. Eles saíram de Barcelona, Espanha, com destino Rio de Janeiro, onde permaneceram até o dia 24/02, quando seguiram viagem para a cidade de Paraty.

O casal apresentou os sintomas da doença, sendo internado no Hospital Municipal Hugo Miranda.

A identidade do casal não foi revelada, o que se sabe é que o estado de saúde do homem é mais grave do que o da mulher, mas ambos estão com febre, infecção aguda das vias aéreas superiores, tosse, odinofagia e mialgia.

A Prefeitura de Paraty informou em nota:

A Prefeitura de Paraty informa que, por determinação do Ministério da Saúde, turistas estrangeiros que buscam atendimento na rede municipal com sintomas de doenças respiratórias e provenientes dos 16 países com circulação ativa do vírus passaram a ser orientados a permanecer em observação até resultados conclusivos de exames. A equipe do Hospital Municipal vem monitorando, desde a quinta-feira, 27, um casal de franceses que buscou atendimento na unidade. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, o casal teve material coletado para análise e enviado ao LACEN-RJ (Laboratório Central de Saúde Pública) e o resultado deve sair em até 48 horas. A Prefeitura destaca que se tratam de dois casos suspeitos e que os dois pacientes estão em áreas isoladas, não havendo motivo para alarme por parte da população. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, estão acompanhando os casos junto à Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Estadual.

Fonte: G1

Written by Silvia Cardoso Souza

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0