in ,

Hospital materno-infantil adota uso de redes para bebês internados na UTI: “Simula a posição fetal”

Foto: reprodução
- Anúncio -

A iniciativa do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, cidade do sul da Bahia, é uma nova experiência na unidade, em se tratando de UTI neonatal. 

A ideia de dar aos bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, maior comodidade, tem sido um sucesso. Ao instalar e colocar os bebês nas redes, o propósito foi oferecer a eles uma sensação parecida como quando estavam dentro do útero materno. 

A resposta dos pacientes, os bebês, foi comprovada clinicamente e para surpresa, a comprovação mostrou que houve melhora nos quadros de saúde das crianças.

- Anúncio -

Mãe de uma dos bebês que está na UTI neonatal, que nasceu de parto prematuro, Luana Silva, contou ao G1 que o tratamento com o bebê na rede está sendo muito bom, disse ela:

“Ele come na caminha, ele desce para baixo, ele se agita, ele arranca a sonda e na rede não, ele fica quietinho”.

Embora essa ideia não seja nova, antes foi aplicada em São Paulo, no Hospital Santa Joana, tendo como ponto principal, a ideia de traduzir uma cultura comum  dos índios, ao observar que faz com que os bebês se mantenham mais tranquilos ao serem colocados nas redes.

- Anúncio -

A fisioterapeuta Mirele Antunes explicou a técnica de colocar os bebês em redes na UTI: 

“O paciente tem que estar monadicamente estável, tem que está com a estabilidade clínica. Então, a gente faz a avaliação dos pacientes mais prematuros, abaixa o peso e ai aplica a técnica”.

“A redinha basicamente estimula a posição intrauterina do recém-nascido prematuro, pelo fato que ele é limitado do tempo que ele passa dentro do útero da mãe, porque ele nasce antes. Então essa limitação intrauterina da mãe prejudica o desenvolvimento psicomotor e na redinha eles ficam com os braços fletidos e as pernas fletidas”, concluiu a fisioterapeuta.

 

 

Créditos: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/hospital-materno-infantil-adota-uso-de-redes-para-bebes-internados-na-uti-simula-a-posicao-fetal/

- Anúncio -

 


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Patrícia Abravanel encanta ao mostrar férias em família: “Turistando”

Juliane Araújo presta homenagem à mãe que faleceu de Covid-19: “Aonde quer que eu esteja você está”