Fiocruz: volta às aulas expõe 9,3 milhões de grupos de risco da Covid-19

Um levantamento sobre os riscos da volta às aulas feito pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz), apontou os riscos de aumento da contaminação do Covid-19 pelo grupo considerado de risco.

A estimativa é a de que cerca de 9,3 milhões de pessoas do grupo de risco possam ser infectadas pelo novo coronavírus. O levantamento é preocupante e as chances desse crescimento acontecer, tem relação com a flexibilização que está sendo anunciada da volta às aulas, sendo assim, pessoas com morbidades que moram com crianças e jovens entre as idades de 3 e 17 anos, ficarão mais expostas ao vírus, assim como pessoas idosas que, mesmo não saindo de casa, poderão ter contato com o novo coronavírus.

Advertisements

Esse alerta visa proteger os mais de 5,4 milhões de brasileiro, hoje com idade acima de 60 anos, são idosos que, mesmo aparentando estar bem de saúde, estão mais suscetíveis, conforme explicou a OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Outro grupo de risco, que não são idosos, mas que o Covid-19 pode ser ainda mais agressivo, são as pessoas com idade entre 18 e 59 com doenças cardíacas, respiratórias, diabetes dentre outras. Todos esse grupos podem desenvolver o estágio mais grave da doença ao serem infectados, por isso a recomendação é para ficar em casa e evitar lugares com aglomerações.

Com o retorno das aulas,  ainda que de maneira gradual, um grande número de crianças e jovens estarão sendo expostos ao novo coronavírus outra vez, sendo que, por mais avançado que estejam os testes da vacina para imunização contra o Covid-19, somente após acompanhamento dos testes clínicos e da resposta que o organismo das primeiras pessoas que receberem as doses, será possível vacinar a população em massa.

O epidemiologista Diego Xavier, disse;  “Além disso, se aplicarmos a letalidade brasileira nesse cenário, estaremos falando de algo como 35 mil novos óbitos, somente entre esses grupos de risco”.

https://www.metropoles.com/saude/fiocruz-volta-as-aulas-expoe-93-milhoes-de-grupos-de-risco-da-covid-19

Written by Silvia Cardoso Souza

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *