O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, está na fila do SUS para receber um transplante de coração.
Ele está internado e precisa da cirurgia o quanto antes. Porém, o tempo de espera pode ser longo: de acordo com o HCor, o hospital onde ele está, a fila pode demorar de 1 a 1 ano e meio.
Isso porque há muitos fatores que influenciam na ordem da fila, como a gravidade do caso, o tipo sanguíneo e a disponibilidade de doadores.
Segundo a ABTO, apenas 23% das pessoas que precisam de um transplante conseguem receber um órgão. Um dos motivos é que a família do doador tem que autorizar a doação, e muitas vezes não há essa vontade registrada. Assim, 47% dos potenciais transplantes são negados pela família.
Faustão tem outra opção, mas bem mais cara, fazer o transplante fora do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, o custo da cirurgia pode passar de US$ 1,6 milhão, o que equivale a mais de R$ 8,1 milhões na cotação atual.
Isso sem contar os outros gastos hospitalares e o seguro saúde. Além disso, ele também teria que entrar na fila de espera por um coração novo, mas lá a fila é mais rápida, a média nacional é de cerca de 5 meses, segundo um relatório da SRTR.