Muitos países em todo o mundo, infelizmente ainda não se deram conta da importância das florestas e passaram a sofrer as consequências do desmatamento, como aconteceu na Etiópia.
O último relatório populacional, mostrou que mais de 100 milhões de pessoas vivem na Etiópia, significa que do ano de 1960 até os dias atuais, o país quadruplicou a quantidade de cidadãos.
Atenta às necessidades do país, muitas associações alertam sobre a importância de cuidar da restauração natural da Etiópia, na tentativa de reverter o desmatamento.
Por esse motivo, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed tem como prioridade colaborar com o reflorestamento. Ele lidera a iniciativa de plantio, informando a população o quanto é necessário que todos estejam comprometidos com o verde, pois a interferência das mudanças climáticas são resultado do desmatamento.
A campanha de conscientização deu certo, em menos de 12 horas a população respondeu plantando mais de 350 milhões de árvores, fazendo a Etiópia ter um recorde mundial, conforme o ministro de Inovação e Tecnologia confirmou.
Apesar do grande avanço no trabalho de conscientização da população, as associações querem continuar com o trabalho, aumentando a ação de reflorestamento. A estimativa é a de conseguir plantar 4 bilhões de árvores, uma demanda alta, mas segundo autoridades do setor agrícola, o país está no caminho certo, uma vez que já conseguiram plantar 2,6 milhões de mudas de árvores.
Etiópia está sendo um exemplo na questão do reflorestamento, a população passou a entender que não depende apenas de algumas ONGs ou do Governo, para reverter o desmatamento, todos precisam estar juntos e participar plantando árvores, pois não se trata apenas de um desejo, é preciso agir.
Outro país que se dedicou ao plantio de árvores foi a Índia, no ano de 2016. Na época, foram plantadas 50 milhões de mudas de árvores em 24 horas na cidade de Uttar Pradesh.
Fonte: Sábias Palavras