Desde que anunciou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos, o ex-presidente e agora presidente eleito, Donald Trump tem enfatizado que a vida dos americanos era mais favorável sob sua administração e promete reverter diversas políticas implementadas desde sua saída do governo.
Entre essas mudanças, Trump menciona desfazer a abrangente agenda de Joe Biden sobre o clima, reverter novas regulamentações de armas e modificar proteções para pessoas transgênero, segundo ele, como parte de suas intenções como candidato do Partido Republicano.
Trump também deseja retomar as prioridades de seu primeiro mandato. Suas propostas são familiares para quem acompanhou sua campanha inicial há oito anos. Ele afirma que pretende finalizar a construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México – uma promessa feita em 2016 –, deportar indivíduos em situação ilegal, implementar mais tarifas sobre produtos importados e expandir a produção energética nacional.
Em busca de apoio, Trump também se comprometeu com medidas voltadas a grupos específicos, como a isenção de impostos sobre gorjetas para trabalhadores do setor de serviços.
Além disso, Trump apresentou algumas ideias ambiciosas e de escopo amplo, como a promoção de carros voadores, apoio às criptomoedas e a criação de 10 novas “Cidades da Liberdade”.
Em outro ponto, Trump tem manifestado intenção de retaliar sistemas, instituições e pessoas que, segundo ele, o prejudicaram nas últimas eleições. Ele e seus aliados sugeriram o uso do Departamento de Justiça para investigar adversários políticos, a remoção de burocratas opositores do governo federal e o fortalecimento do poder Executivo em um possível segundo mandato.