in ,

Demissão no trabalho: como explicar para o seu filho da melhor forma, sem medo e com positividade

Demissão no trabalho é um dos principais medos para quem está empregado, segundo especialistas em pesquisas, algo perfeitamente compreensível, considerando a preocupação com o sustento da família.

Mas como ninguém está livre de receber o comunicado de desligamento da empresa, esse é um problema que o colaborador precisa aceitar, entendo que, com a chegada da pandemia, muitos empregadores tiveram que rever a situação e reduzir o quadro de funcionários.

No Brasil e no mundo, o desemprego superou todas as estimativas para o ano de 2020, porém, muitos pais, além das incertezas quanto a renda familiar, contar para os filhos passou a ser outro desafio.

Pode não ser confortável, para a mãe ou pai, dizer aos filhos que todos na casa terão de fazer um esforço para rever seus hábitos, passando a economizar, às vezes até sendo necessário mudar o padrão de vida para evitar maiores problemas, até que tenha um novo emprego, ou um projeto de trabalho que ofereça renda.

As crianças percebem as mudanças, se antes o pai saía para o trabalho, passou a ficar em casa, eles podem até não ter a idade ideal para entender o real significado da demissão do trabalho, mas estão prontas para ouvir e não deve ser iludida.

O melhor modo de explicar aos filhos que não está mais no emprego, é contando a verdade, de maneira simples, evitando passar ideias de medo, ao contrário, é preciso ter uma atitude positiva, dizendo para a criança que com a experiência que possui, irá trabalhar, mesmo que por conta própria.

A criança precisa ouvir a verdade, seguida de atitude positiva, para continuar se sentindo segura, porém, ela deve ser envolvida em algum projeto da família, para que sinta sua importância em também ajudar, por exemplo; pode pedir para a criança lembrar de apagar as luzes quando sair de um cômodo.

A doutora em psicologia e CEO do Mamis na Madrugada, Vanessa Abdo, dá dica de como lidar com a demissão:  “A primeira coisa que você precisa fazer antes de dar qualquer notícia complicada para a criança é ter elaborado o seu luto”.

Outra dica é ter uma linguagem simples, do tipo; saí do emprego, e não falar fui demitido.

“Essa é uma situação que ela não pode resolver, então é importante não sobrecarregá-la”, explicou a psicóloga.

 

Créditos: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/demissao-do-trabalho-como-dar-a-noticia-para-os-filhos/

 

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Bebê sobrevive a transplante e a Covid-19 antes de completar 1 ano de vida: “Ele é um milagre”

Mãe alcoolizada agride bebê de 11 meses e é liberada pela polícia