Defensor público no Maranhão dispensa ser chamado de Doutor: “É simplesmente Renan”

- Anúncio -

Em um mundo onde os egos cada vez mais se exaltam, é difícil acreditar que algumas pessoas querem ser apenas elas mesmas, mas felizmente, pessoas como o Renan nos mostram que ainda podemos acreditar.

Renan Barros dos Reis, é um jovem defensor público de 28 anos que atende em Lago da Pedra/MA, e um dizer que ele colou na porta de seu gabinete acabou viralizando na internet.

O bilhete dizia:

- Anúncio -

“O nome do Defensor Público é Renan. Não é Doutor. Não é Excelência. Não é Senhor. É, simplesmente, Renan.”


Crédito de capa: Arquivo pessoal – Renan Reis

Tamanha repercussão da atite de Renan, chegou a assustá-lo, pois não imaginava que as pessoas dariam tanta importância e que seu ato seria tão valorizado.

- Anúncio -

“Em um primeiro momento eu fiquei confuso. Depois refleti que essa era uma atitude que devia ser normal no funcionalismo público. O respeito que nós devemos ter é pelo nosso serviço, não por uma nomenclatura”, disse.

Renan como prefere ser chamado, disse que a ideia era apenas fazer com que as pessoas que procurassem por seu atendimento se sentissem mais próximas, pois acredita que algumas nomenclaturas e formalidades servem apenas para ‘oprimir os mais humildes’.

“Na Defensoria Pública nós atendemos pessoas que não ter recursos, pessoas pobres, necessitadas, muito humildes. E elas tinham um travamento para falar. Resolvi colocar o aviso na intenção de ‘quebrar o gelo’. Isso quebrou um paradigma. Falar a linguagem deles”, contou Renan.

Ele conta que o cartaz também têm um efeito positivo, porque as pessoas já entram em sua sala mais descontraídas e confiantes e acabam se abrindo mais.

Como eles entram mais descontraídos eu consigo tirar informações importantes que ajudam a própria pessoa”, disse.

- Anúncio -

Ele trabalha em Lagoa da Pedra desde 2015, mas é um carioca que foi criado em Teresina. Sobre futuro profissional ele diz que pretendo continuar ajudando as pessoas.

“É como uma pitada de sal em um barril de água. Pode não mudar o barril, mas muda o sabor da água”, finalizou.


Renan chegou a ser aprovado para a magistratura
(Foto: Arquivo Pessoal/ Renan Reis)


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by Ana Paula

Jornalista de profissão, e redatora por vocação. Escrevo com prazer tentando passar em palavras, emoções que possam tocar a vida das pessoas. Nas horas vagas mamãe de gatos e degustadora de cafés, que são meus grandes amores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Não Consegui Evitar O Suicídio Da Minha Filha De 24 Anos”

“O cachorro escuta tudo”, inclusive a sua lágrima antes de cair