Até agora, os sintomas mais divulgados do novo coronavírus não citava doença nos olhos, mas a Academia Americana de Oftalmologia, divulgou um comunicado com alerta sobre um novo sintoma, que pode não ter sido notado com muita atenção no início da pandemia.
O fato do Covid-19 ser um vírus novo, até a confirmação dos primeiros casos na China, totalmente desconhecido, os cientistas ainda estão estudando o comportamento em diferentes climas, tempo de sobrevivências nas superfícies, entre outros detalhes necessários para melhor conhecer o novo coronavírus.
Muitas informações os especialistas já conhecem e estão divulgando, para que todos possam se prevenir e conhecer os sintomas, por esse motivo, a Academia Americana de Oftalmologia, explicou sobre um sintoma não tão comum nos casos do Covid-19, mas que pode acontecer em algumas pessoas infectadas.
Trata-se da conjuntivite, uma doença que afeta os olhos, mas não é um sintoma apenas o novo coronavírus, por isso, a primeira coisa a fazer é consultar um médico oftalmologista, e ter atenção ao demais sintomas do novo coronavírus.
“Em regiões com alta prevalência da doença, praticamente qualquer paciente atendido por um oftalmologista pode estar infectado com SARS-CoV-2, independentemente de fatores de risco ou indicação para a visita”, disse a Academia Americana de Oftalmologia.
A recomendação é para que médicos oftalmologistas utilizem proteção que consiga abranger os olhos, nariz e boca, na hora de fazer atendimento aos pacientes, pois conjuntivite pode ser um novo sintoma do Covid-19.
Médicos também de todas as áreas, nesse período de pandemia devem intensificar a higienização dos ambientes nos consultórios, incluindo os dentistas.
Uma pesquisa feita com 30 pessoas contaminadas com o novo coronavírus, somente uma teve conjuntivite, porém todas as outras 29, tiveram secreções oculares.
Esse não foi o único estudo, outro foi realizado com 1.000 pacientes confirmados com o Covis-19, poucos foram os pacientes que tiveram conjuntivite.
O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Virology,
Créditos: https://exame.abril.com.br/ciencia/coronavirus-pode-ter-novo-sintoma-raro/
- Anúncio -