in ,

Coronavírus: pediatra conta como proteger os bebês e crianças

- Anúncio -

Muitos pais estão preocupados e com muitas dúvidas sobre como proteger os bebês contra o novo coronavírus.

Diante do quadro mundial de casos comprovados e suspeitos do COVID-19, é importante buscar informações para saber como proteger a família, especialmente crianças e bebês.

Antes, é preciso entender que, por se tratar de uma nova doença, que começou com casos sendo registrados na China, no final de 2019, os cientistas ainda não sabem tudo sobre o novo coronavírus. Os profissionais especializados e médicos infectologistas estão analisando como esse vírus se comporta em diferentes climas, fazendo testes e trabalhando no desenvolvimento de uma vacina eficaz.

- Anúncio -

A declaração feita pela OMS, Organização Mundial de Saúde, não é animadora como gostaríamos, a informação é a de o novo coronavírus irá se tornar uma epidemia mundial, sendo a doença classificada como emergência de saúde.

O pediatra e infectologista, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de São Paulo (SPSP), Dr. Marco Aurélio Sáfadi, falou sobre o COVID-19 em bebês e crianças.

“Os achados mais impactantes e relevantes são a ausência de casos graves em crianças, não absoluta, mas são poucos e não é algo que a gente normalmente veja, tem mostrado um cenário quase exclusivo de adultos na faixa dos 50/ 60 anos para cima. Não há mortes em crianças e adolescentes e há poucas hospitalizações”.

O Doutor também informou que os cuidados que se tem com pessoas adultas devem ser o mesmo com as crianças; “Todos os cuidados que orientamos em relação a influenza, como lavagem frequente das mãos, álcool gel, evitar aglomerações…”, explicou.

O Dr. Marco Aurélio Sáfadi, prosseguiu falando sobre o uso de máscaras protetoras nos pequenos e para as gestantes;

- Anúncio -

“Até porque uma criança pequena não tem jeito dela ficar com máscara, mesmo uma criança maior, é improvável a criança ficar com a máscara o dia inteiro. É uma estratégia questionável para crianças, a máscara é importante para quem está tratando, para quem tem sintomas de doença, mas o uso de máscaras por pessoas saudáveis, salvo em situações pontuais, é discutível”.

“Para as gestantes e outros grupos de risco, a máscara é uma boa opção”.

- Anúncio -

Sobre fazer uso de vitaminas para se proteger,o doutor disse; “Não previne nem contra o COVID-19, nem contra as outras infecções, vitamina C não impede de contrair outras infecções respiratórias. É importante estar com as vitaminas em dia, mas não existe evidência de que quem toma está evitando estas infecções”.

“A vacina contra gripe não protege contra o novo coronavírus, mas protege contra a gripe e estar protegido contra a gripe é importante até para evitar a confusão em relação aos quadros”.

Transmissão da doença;

“A transmissão é mais eficiente por vias respiratórias, quem está perto do paciente por tosse e espirro acabam se infectando, o vírus também pode ser transmitido por contato. A gente ainda não sabe de maneira sólida como se comporta o novo coronavírus do ponto de vista de transmissão por mãos e objetos”.

Sintomas do coronavírus em bebês e crianças pequenas; “Os sintomas do quadro são basicamente um quadro indistinguível de gripe, com febre, tosse, problemas respiratórios e alguns pacientes evoluem de forma mais intensa para quadros respiratórios. Diante disso, a recomendação é entrar em contato com o pediatra, não há motivo para pânico. Daqui a pouco a gente começa a temporada de gripe, procure fazer a coisa de modo ordenado e atento às informações epidemiológicas que é o que vai nos orientar, também”, esclarece o Dr. Marco Aurélio Sáfadi.

Fonte: Mamãe Bebê


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

BBB20: Áudio vazado por falha técnica revela que produção protege participante e revolta web. Ouça:

Delegado mata esposa e enteada dentro da própria casa nessa madrugada