Uma autorização do Ministério da Saúde, permitindo a utilização do medicamento cloroquina, somente para casos graves do novo coronavírus foi um dos assuntos mais comentados durante a semana passada.
Mas a curiosidade de conhecer os bastidores, como estão sendo realizado os procedimentos e atendimento aos pacientes em um hospital, após o teste conformando o novo coronavírus, foi uma reportagem produzida pela CNN Brasil, que revelou os fatos.
O médico e diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, falou à CNN em entrevista, como o medicamento, cloroquina, pode ser prescrito também nos casos moderados, mas sempre com avaliação médica, pela possibilidade de efeitos colaterais, piorando ainda mais o quadro
“Hoje, os pacientes que estão apresentando padrões muito claros de tomografia alterada, febre por mais de dois dias, desconforto respiratório e padrões que começam a se somar têm a indicação de iniciar o tratamento. Nós não podemos esperar o paciente piorar para usar a droga”, disse diretor-executivo.
“Justamente porque, quando o paciente piora, infelizmente os mais convalescentes se mostram muito reticentes em ter uma recuperação mais rápida. E isso é extremamente perigoso”.
“Os pacientes mais frágeis evoluem muito rápido. A característica da agressão pulmonar dessa doença é muito intensa. Portanto, quando os sintomas iniciais clássicos começam a evoluir, elas precisam, sim, procurar ajuda e orientação médica para começar ou não um tratamento”.
Doutor Pedro Batista Júnior falou também sobre o tratamento a pacientes que chegam ao hospital com quadro de Covid-19 grave; “O que ficou claramente constatado para nós é que é necessário o suporte precoce ventilatório. Ou seja, se o paciente chegou com uma falta de ar significativa, significa que esse indivíduo precisa de um suporte ventilatório precoce para poder se manter vivo”.
Durante 3 dias, a produção da CNN acompanhou o dia a dia nos hospitais da Prevent Senior, em SP, para revelar na reportagem, como os pacientes do novo coronavírus estão recebendo tratamento.
Fonte: CNN Brasil
- Anúncio -