Capixaba é a primeira com síndrome de down a tirar carteira no País

Maria Clara trabalha como Chef de cozinha e segundo sua família será primeira brasileira com síndrome de down a ter carteira de habilitação.

A capixaba Maria Clara de Carvalho, de 22 anos, que trabalha como Chef de cozinha, é uma mulher cheia de compromissos, ela é casada, faz aulas de teatro e agora está se preparando para dar mais um importante passo, vai tirar a carteira da habilitação, algo desejado por grande parte das pessoas ao completar a maior idade.

Mas no caso de Maria Clara é ainda mais especial pois de acordo com uma pesquisa feita pela sua família, ela será a primeira brasileira que têm síndrome de down a conseguir ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Desde criança sonho em dirigir. Quando estou ao volante, é uma emoção muito grande, tenho uma sensação de liberdade, algo sensacional”, conta a futura motorista, que mora em Jardim Camburi, Vitória.

Maria Clara é muito determinada e estuda toda a legislação de trânsito, pois quer ter certeza da resposta para qualquer pergunta que possa vir a cair no teste.

Ela fazia aulas praticas com o pai o empresário Aldeci Carvalho, e agora começará as aulas com a autoescola.

Ela passará por testes psicológicos para comprovar sua capacidade psíquica antes de começar as aulas práticas.

“Ela é totalmente capaz. Todos nós temos limitações, mas o objetivo que ela quer alcançar é possível. A notícia de que ela tinha um ‘problema’ foi dada por uma equipe médica despreparada e com pouca informação. O grande problema, infelizmente, é o preconceito”, afirma o pai.

A força de vontade de Maria Clara é tão grande que ela têm servido de inspiração e motivação para todos que estão acompanhando o processo da jovem, o próprio dono da autoescola se comprometeu em dar pessoalmente as aulas para a jovem.

“Gosto de desafios, então darei as aulas eu mesmo. Quero muito ajudar e participar desse momento”, disse Thiago Gavazza.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇