Bebê nasce com Covid-19 nos EUA e médicos detectam vírus na placenta “evidência forte de transmissão intrauterina”

O nascimento de um bebê nos Estados Unidos, no Texas, pode ser um nova descoberta sobre o Covid-19.

Médicos detectaram o vírus na placenta após a mãe ter dado a luz de parto normal, de uma bebê prematura de 34 semanas. Os médicos acreditam que a transmissão do novo coronavírus aconteceu durante a gestação, o que os levou a analisar a possibilidade de transmissão intrauterina. O hospital não divulgou a identidade da mãe da bebê.

Advertisements

Os médicos consideraram o nascimento da menina com “evidência forte de transmissão intrauterina”, sendo mais uma atenção que agora será estudada, para identificar se há possibilidade de ter novos casos de bebês nascendo com Covid-19.

The Pediatric Infectious Disease Journal, publicou no dia 10 de julho, um artigo do estudo sobre o caso da menina. Ela nasceu com quadro considerado estável, mas por precaução foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Um dia depois do parto, a menina piorou tendo dificuldade para respirar e febre alta, mas não foi necessário o uso de ventiladores.

A equipe médica também considerou a possibilidade da transmissão do vírus do Covid-19 ter sido na hora do parto, sendo que a mãe testou positivo, mas os vestígios do novo coronavírus foram detectados na placenta e as evidências indicam que a bebê foi infectada ainda na vida intrauterina e não durante ou após o parto, como explicou a Dra. Amanda Evans, uma das responsáveis pelo estudo do caso  do nascimento da menina no Centro Médico do Sudoeste da Universidade do Texas, em Dallas, na entrevista ao Daily Mail.

“Nosso estudo é o primeiro a documentar a transmissão intrauterina da infecção durante a gravidez, com base em evidências imuno-histoquímicas e ultraestruturais da infecção por SARS-CoV-2 nas células fetais da placenta”, disse a Dra. Amanda Evans.

“Queríamos ter muito cuidado com nossa interpretação desses dados, mas agora é um momento ainda mais importante para as mulheres grávidas se protegerem do Covid-19”.

Créditos: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2020/07/bebe-nasce-com-covid-19-nos-eua-e-medicos-detectam-virus-na-placenta-evidencia-forte-de-transmissao-intrauterina.html

Written by Silvia Cardoso Souza

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *