AZIA NA GRAVIDEZ: CAUSAS E DICAS PARA ALIVIAR

- Publicidade -

É comum encontrar gestantes que se queixam de azia, um problema que incomoda muitas mulheres, em algumas a azia acontece com tanta frequência, que até causa mal humor.

- Publicidade -

A gravidez é um processo em que o organismo sofre muitas alterações, dentre elas a de ordem hormonal, que pode afetar o estado de humor, em geral mulheres quando estão grávidas ficam mais sensíveis, porém, alguns alimentos também podem contribuir para que a azia aumente. A questão é como acabar ou evitar a azia na gravidez, esse sintoma que é causa desconforto nas futuras mamães.

- Publicidade -

A desagradável sensação de queimação provocada pela azia acompanha outros sintomas como a sensação de que os alimentos ingeridos querem voltar para fora, dor no peito, impressão de que está inchada, sensação de estar cheia. São os sintomas mais frequentes na azia.

Dicas para evitar azia na gravidez:

- Publicidade -
- Publicidade -

Após as refeições, espere um pouco antes de deitar, como orienta o obstetra ginecologista Jurandir Piassi Passos, especialista em medicina fetal do Lavosier Medicina Diagnóstica, “Caso haja necessidade de se deitar devido a alguma complicação na gestação, ela deve manter o dorso elevado a pelo menos 30 graus para evitar o refluxo”.

Ao se alimentar, comer mais vezes, porém em menores porções; “O ideal é que a mulher faça seis refeições ao dia. Devemos reforçar que a sensação de saciedade não aparece antes de 20 minutos do início da refeição. Se a gestante come rápido e não mastiga os alimentos direito, ela pode comer além do necessário e dificultar a digestão, além de ganhar mais peso do que o esperado”, disse o médico.

- Publicidade -

Alguns tipos de alimentos podem ser evitados, por exemplo, não comer frituras nem alimentos gordurosos, assim também como os doces e chocolates devem ficar de lado por um tempo. O ideal é comer frutas, verduras e legumes cozidos.

Um dos recursos naturais para aliviar a azia é colocar folhas de hortelã na água e beber durante o dia. É refrescante e tem sabor agradável para ajudar a beber mais água por dia.

- Publicidade -
- Publicidade -

A boa notícia é que após dar a luz os sintomas da azia desaparecem.

 Não faça uso de medicamentos sem consulta médica.

- Publicidade -
- Publicidade -