Um caso inédito aconteceu em um voo que partiu da Arábia Saudita e ia para a Malásia; uma mãe comunicou tripulação que havia esquecido seu bebê na área de embarque e se recusou a continuar a viagem.
O caso está repercutindo em todo o mundo pela singularidade da situação, que surpreendeu a tripulação e os controladores de voo.
Um avião que partia da Arábia Saudita para a Malásia no último final de semana, precisou retornar para buscar um passageiro que ficou para trás: um bebê esquecido por sua mãe no Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz, em Jeddah.
O aeroporto chegou a divulgar o áudio (em árabe e inglês, ouça abaixo) com a conversa que deixou todos incrédulos, entre o piloto do voo SV832 e os operadores de controle aéreo a quem ele solicitou autorização para mudar a rota de voo e retornar à Arábia.
Na conversa o piloto explica o que aconteceu, dizendo que a mãe se dirigiu a um membro da tripulação, avisando que deixou o filho e pedindo para retornar.
“Que Deus esteja conosco. Podemos voltar ou o que?”, ele pergunta.
O operador então consulta um colega sobre o protocolo a seguir:
“Este voo está requisitando autorização para voltar… uma passageira esqueceu seu bebê na área de espera, pobrezinho”.
O operador então pede para que o piloto confirme mais uma vez a razão do pedido de retorno.
“É o que dissemos a vocês, uma passageira deixou seu bebê no terminal e se recusa a continuar o voo”, responde o piloto.
Ele então recebe a autorização:
“Ok, dirija-se de volta ao portão. Essa é uma completa novidade para nós!”, admite o controlador.