Filho de empregada doméstica e pedreiro supera todas as barreiras estudando pelo celular e conquista aprovação em Medicina na USP em 1º lugar

Date:

Cinco anos, um celular antigo e uma rotina construída com disciplina marcaram a trajetória de Wesley de Jesus Batista até a aprovação em Medicina na Universidade de São Paulo (USP).

O estudante iniciou sua preparação de forma independente, organizando os estudos no período da madrugada, por volta das 5h da manhã.

Sem acesso a computador em casa, utilizava um celular simples para acompanhar aulas gratuitas disponíveis na internet e complementar o aprendizado com materiais impressos e livros recebidos por doação.

Morador de Salvador, Wesley é filho de um pedreiro e de uma empregada doméstica. Durante a preparação para o vestibular, manteve uma rotina constante de estudos ao longo de vários anos, conciliando as limitações de recursos com a busca por desempenho acadêmico. A estratégia adotada envolvia repetição de conteúdos, revisão frequente e uso de plataformas educacionais acessíveis.

Ao longo desse período, o estudante conseguiu desenvolver uma base sólida de conhecimento em diferentes áreas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O desempenho final resultou em nota máxima em três das áreas avaliadas, o que contribuiu para a conquista de uma das vagas mais disputadas do país.

A aprovação em primeiro lugar no curso de Medicina da USP representou um marco na trajetória acadêmica de Wesley e também na história de sua família, sendo a primeira vez que um membro alcança o ingresso em uma universidade pública.

Após a aprovação, o estudante se prepara para a mudança de cidade, deixando Salvador para iniciar a graduação em São Paulo. O curso de Medicina possui duração média de seis anos, período em que os alunos passam por formação teórica e prática antes da atuação profissional.

A trajetória evidencia o uso de recursos simples aliados à organização pessoal e à constância nos estudos ao longo do tempo. O caso também ilustra como diferentes formas de acesso ao conteúdo educacional podem ser utilizadas na preparação para processos seletivos de grande concorrência no ensino superior brasileiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe

Inscreva-se

Popular

Mais da categoria:

Renan Santos compara Lula e Flávio Bolsonaro a “escolher entre ebola e ser atropelado por uma carreta”

Durante participação na 27ª Marcha dos Prefeitos, realizada em...

Coreia começa a dividir calçadas entre quem anda rápido e quem caminha devagar

Uma iniciativa em teste na Coreia do Sul chamou...

Londres supera 4 mil pontos gratuitos de água potável para reduzir o uso de plástico descartável

Londres ampliou nos últimos anos uma iniciativa voltada à...

Zema diz que votar em Flávio Bolsonaro é “entregar a eleição para Lula”

O pré-candidato à Presidência da República e ex-governador de...