Governo Lula lidera índice record de feminicídio: 4 mulheres são mortas por dia no Brasil

O Brasil registrou um novo recorde de feminicídios em 2025, com 1.470 mulheres assassinadas entre janeiro e dezembro, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O número supera o recorde anterior, registrado em 2024, quando 1.464 mulheres foram mortas em crimes motivados por gênero.

Os registros oficiais indicam que, no ano passado, uma média de quatro mulheres foi assassinada por dia no país em contextos relacionados à violência de gênero.

O total ainda pode ser maior, já que os dados referentes ao mês de dezembro do estado de São Paulo não foram atualizados na base nacional do governo federal.

As estatísticas são coletadas inicialmente pelos estados e, posteriormente, consolidadas pela União, o que pode gerar atrasos ou revisões nos números finais.

Mesmo com informações incompletas, São Paulo lidera o ranking em números absolutos, com 233 feminicídios registrados em 2025.

Na sequência aparecem Minas Gerais, com 139 casos, e o Rio de Janeiro, com 104 assassinatos de mulheres classificados como feminicídio.

Ao longo da última década, o Brasil contabilizou 13.448 feminicídios, o que representa uma média anual de 1.345 mulheres mortas apenas por serem mulheres.

Em números absolutos acumulados nos últimos dez anos, São Paulo aparece novamente em primeiro lugar, com 1.774 registros.

Minas Gerais soma 1.641 casos no período, enquanto o Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição, com 1.019 feminicídios.

Nos extremos inferiores do ranking absoluto estão Roraima, com sete casos, Amapá, com nove, e Acre, com 14 registros ao longo da década.

Quando considerada a taxa por 100 mil habitantes, os maiores índices estão no Acre, Rondônia e Mato Grosso, enquanto Amazonas, Ceará e São Paulo apresentam as menores taxas proporcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bolsonaro é ouvido na Papudinha por chamar Lula de “cachaça” e associá-lo ao tráf*co no Alemão

CHOCANTE! Dez homens foram acusados de drogar e violar uma criança de 5 anos na França