O yakissoba é um prato típico da culinária chinesa, que consiste em macarrão frito com legumes e molho. É uma receita fácil, rápida e nutritiva, que pode ser adaptada ao seu gosto e aos ingredientes que você tem em casa. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um yakissoba de legumes saboroso e saudável, além de contar um pouco da história desse prato e dar algumas sugestões de variações. Confira!
O que é yakissoba?
Yakissoba significa literalmente “macarrão frito” em japonês, mas na verdade é uma receita originária da China, onde é chamada de chow mein.
O prato foi levado pelos imigrantes chineses para o Japão no século XIX, e se popularizou por lá, ganhando diversas versões regionais. O yakissoba é feito com um tipo de macarrão fino e elástico, feito de farinha de trigo, ovos e água, que é frito em uma panela ou chapa com óleo, legumes picados e molho à base de shoyu, açúcar, vinagre e amido de milho.
O yakissoba é um prato versátil, que pode levar também carne, frango, camarão ou tofu, além de diferentes tipos de legumes, como cenoura, repolho, brócolis, couve-flor, cebola, pimentão e cogumelos.
Como fazer yakissoba de legumes?
Para fazer um yakissoba de legumes delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 300 g de macarrão para yakissoba (ou espaguete)
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 2 dentes de alho picados
- 1 cenoura cortada em tiras finas
- 1/4 de repolho cortado em tiras finas
- 1 xícara (chá) de brócolis picados
- 1/2 xícara (chá) de cogumelos fatiados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o molho:
- 1/4 de xícara (chá) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 1/4 de xícara (chá) de água
O modo de preparo é simples:
- Cozinhe o macarrão em água fervente com sal por cerca de 10 minutos, ou até ficar al dente. Escorra e reserve.
- Em uma panela grande ou uma chapa, aqueça o óleo e refogue o alho por alguns segundos. Adicione a cenoura, o repolho, o brócolis e os cogumelos e salteie por cerca de 15 minutos, ou até os legumes ficarem macios, mas ainda crocantes. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Em uma tigela pequena, misture os ingredientes do molho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.
- Junte o macarrão aos legumes e misture bem. Regue com o molho e sirva em seguida.
Qual é a origem do yakissoba?
O yakissoba é um prato que surgiu na China há mais de mil anos atrás. Na época da dinastia Tang (618-907), os chineses já consumiam um tipo de macarrão feito com farinha de trigo e água, que era cozido em água ou caldo e depois frito com carne e legumes. Esse prato era chamado de mian pian (面片), que significa “pedaços de massa” em chinês.
Com o passar do tempo, o mian pian foi se diversificando e ganhando novos ingredientes e temperos, dando origem ao chow mein, que significa “macarrão frito” em chinês. O chow mein se espalhou pela China e pelos países vizinhos, como o Japão, a Coreia e o Vietnã, onde recebeu diferentes nomes e adaptações. No Japão, o chow mein foi chamado de yakisoba, que significa “macarrão frito” em japonês.
O yakisoba se tornou um prato popular no Japão, especialmente nas feiras e festivais, onde era preparado em grandes chapas e servido em pratos descartáveis. O yakisoba também foi levado pelos imigrantes japoneses para outros países, como o Brasil, onde é muito apreciado.
Outras receitas com macarrão para yakissoba?
Se você gostou do yakissoba de legumes, pode experimentar outras receitas com o mesmo tipo de macarrão, como:
- Yakissoba de carne: substitua os cogumelos por 300 g de carne bovina cortada em tiras finas e tempere com sal, pimenta e alho. Refogue a carne antes dos legumes e siga o restante da receita.
- Yakissoba de frango: substitua os cogumelos por 300 g de peito de frango cortado em cubos e tempere com sal, pimenta e alho. Refogue o frango antes dos legumes e siga o restante da receita.
- Yakissoba de camarão: substitua os cogumelos por 300 g de camarões limpos e tempere com sal, pimenta e alho. Refogue os camarões antes dos legumes e siga o restante da receita.
- Yakissoba vegetariano: substitua os cogumelos por 300 g de tofu cortado em cubos e tempere com sal, pimenta e alho. Refogue o tofu antes dos legumes e siga o restante da receita.
Quais são as dúvidas comuns sobre o yakissoba?
Algumas das dúvidas mais frequentes sobre o yakissoba são:
- Posso usar outro tipo de macarrão? Sim, você pode usar espaguete, talharim ou até mesmo macarrão instantâneo para fazer o yakissoba. O importante é cozinhar o macarrão até ficar al dente e escorrer bem antes de fritar.
- Posso usar outro tipo de molho? Sim, você pode variar o molho do yakissoba de acordo com o seu gosto. Algumas opções são: molho de ostra, molho teriyaki, molho de gengibre, molho de pimenta ou molho barbecue.
- Posso congelar o yakissoba? Sim, você pode congelar o yakissoba já pronto em porções individuais ou familiares. Para descongelar, basta levar ao micro-ondas ou ao forno até aquecer bem. Você também pode fritar novamente o yakissoba descongelado em uma panela ou chapa para deixá-lo mais crocante.
- Como fazer molho ferrugem: veja a receita
- Receita de Filé de Peixe ao Creme de Grão de Bico: essa você vai gostar
Conclusão
O yakissoba é um prato delicioso, fácil e versátil, que pode ser feito com os ingredientes que você tem em casa. Você pode fazer um yakissoba de legumes saudável e saboroso seguindo as nossas dicas, ou se aventurar em outras variações com carne, frango, camarão ou tofu. O yakissoba é uma ótima opção para um almoço ou jantar rápido e prático, que vai agradar a toda a família.