Quiabo é um vegetal com ótimas propriedades nutricionais, faz bem à saúde e muitos se deliciam com o sabor de destaque, seja na cocção sozinho (cozimento) ou combinado com outros alimentos.
Muito apreciado na culinária mineira e baiana, algumas pessoas após experimentar adoram, mas preferem não comer, nem preparar por causa da baba do quiabo, e é isso que desanima muitas pessoas na hora de comprar, por pensarem primeiro na possibilidade de não conseguir tirar a baba.
A boa notícia é que não é tão difícil como parece e qualquer pessoa, mesmo sem muito conhecimento na cozinha pode fazer e comer o legume livre da baba.
De fato, para quem não sabe como preparar quiabo sem baba, acaba deixando de lado optando por não fazer e nem comer.
Dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena, esse legume é mais versátil e rico, em se tratando de valor nutricional, que aprender como preparar sem ter de ficar vendo a baba escorrendo, é só uma questão de saber como fazer de forma fácil.
A partir de agora, com essas dicas, você não vai mais ter dificuldades para preparar um prato delicioso de quiabo, mas antes, siga essas dicas e veja a diferença do quiabo que você preparava antes e depois.
Para tudo dar certo, começa na hora de comprar, escolha os quiabos menores e mais verdinhos, esses cozinham melhor e mantém a crocância. Não lave, passe um pano úmido no vegetal e cozinhe inteiro.
Se preferir quiabo picadinho, cortado em rodelas, leve ao fogo uma frigideira de ferro, deixe esquentar bem, coloque os quiabos e mexa apenas algumas vezes. O calor da frigideira ‘puxa’ a baba do quiabo.
No caso de cozimento simples, leve ao fogo uma pena com água e um pouco de sal com o quiabo, espere ferver e marque 4 minutos, depois é só desligar e escorrer a água. Tempere a gosto, mas pode fritar alho bem picadinho no azeite e refogar o quiabo.