Especialistas alertam sobre uma das principais causas de AVC em pessoas com menos de 40 anos.
Os índices de pessoas jovens e adultas que dão entrada no hospital e são diagnosticadas com AVC, tem chamado a atenção dos profissionais de saúde. Após a realização de um levantamento sobre o quadro clínico desses pacientes da faixa etária de até 40 anos, foi necessário que os especialistas fizessem um estudo sobre os hábitos comuns, incluindo alimentação, atividades de trabalho entre outras. O resultado foi uma revelação de um simples gesto, como estalar o pescoço, a causa de cerca de 25% por cento dos pacientes que tiveram AVC.
Uma mania que, para algumas pessoas é totalmente inofensivo, e outras que até dizem ser bom para as articulações, estalam dedos, pescoço, braços e punhos, só que essa pratica deve ser revista, pois ao estalar o pescoço pode ter um AVC. Veja o que disse o neurologista Tarso Adoni; “O que acontece é uma dissecção da artéria que leva sangue para o cérebro”.
Roberto Bleir, presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia também fala sobre os riscos de estalar o pescoço quando não é feito por um profissional habilitado; “Geralmente a pessoa está buscando um alívio, uma tensão. O grande problema é que ela não sabe o que está fazendo com a articulação. Não sabe se está corrigindo o posicionamento da articulação ou criando um problema. É diferente de um quiropraxista. O profissional busca um ajustamento articular, um realinhamento dessas estruturas para que o corpo volte a funcionar da maneira adequada”.
A modelo Ana Dámaso conhece exatamente o resultado do hábito de se auto estalar; “Foi imediato. Eu estalei e tudo começou a rodar, fiquei tonta. Chamei meu namorado e não conseguia sentar. Quando sentei, comecei a vomitar”. Ela teve AVC, mas o diagnóstico só foi confirmado 3 dias depois.
G1