Sobre a vacinação das crianças contra o sarampo, o governo da Alemanha decidiu cobrar os pais que não vacinarem seus filhos com multa de alto valor que equivale a R$ 10.000 Mil Reais. A proposta visa erradicar a doença no país evitando mais mortes.
Segundo o governo, com essa lei as crianças estarão protegidas contra o sarampo, doença que antes em vários países, inclusive no Brasil, tinha sido classificada como erradicada. Atualmente novos casos têm surgido e afetando pessoas de todas as idades, fazendo vítimas em estado grave e até óbito. O governo alemão pretende vacinar todas as crianças antes que iniciem no jardim de infância, para que ao chegar à escola, todas estejam protegidas sendo vacinados contra o sarampo.
Jens Spahn, ministro da saúde, falou sobre a nova lei, “Seja no jardim de infância, na creche ou na escola – queremos proteger todas as crianças contra a infecção do sarampo.”
Atualmente a melhor e mais segura proteção contra o sarampo é a vacina tríplice viral, ela é capaz de proteger contra o sarampo, caxumba e rubéola e o melhor, é gratuita, por isso as pessoas precisam entender a necessidade de vacinar suas crianças e também verificar a idade que está sendo aplicada nos postos de saúde.
Para pessoas adultas com idades entre 29 e 49 anos podem se vacinar em qualquer posto de saúde do país.
Quem não pode ser vacinado contra sarampo:
Pacientes imunodeprimidos, bebês com menos de 6 meses de vida, gestantes, pessoas com suspeita de estar com sarampo, caxumba ou rubéola.
Pessoas que tiveram sarampo não precisam se preocupar são consideradas imunes.
A prevenção é a melhor e mais segura opção, por isso não há com o que se preocupar, por esse motivo é que as pessoas com idade a partir de 50 anos não estão no calendário das campanhas de vacinação contra o sarampo, pois mesmo as que não tiveram doença, já estiveram expostas ao vírus.